TRILHOS NO ZOO DE LAGOS

No Parque Zoológico de Lagos: trilhos Asiático e Zonas húmidas.
Para quem gosta de fugir à rotina e à vida stressante da vida actual, nada mais promissor do que percorrer os diferentes trilhos, onde nada é previsível de acontecer e tudo é admiravelmente acolhedor.
O trilho Asiático é um espaço temático, com construções e esculturas de acordo com o continente. Neste espaço os visitantes têm a oportunidade de verem recriações de Cambodja e simbolismos Hindus, nomeadamente esculturas, Ganexa e outras. Além disto, terão igualmente a oportunidade de, para além de observar fauna e flora desse continente, ficar também informado das várias problemáticas ambientais aí existentes. Como fauna, habitam nesta zona aves e alguns répteis das mais variadas cores e formas.
De seguida, o visitante é transportado até às Zonas húmidas, uma instalação construída a partir de lixo para efeitos de volumetria, que representa as várias zonas húmidas dos vários continentes, assim como alguns tipos de flora e fauna nelas existentes. Rochas artificiais construídas a partir do aproveitamento de garrafas e garrafões de plástico para efeitos de volume recriam um ambiente de floresta húmida tropical. Um sistema de pulverização foi instalado nesta zona, permitindo aos visitantes se refrescarem durante a passagem neste espaço. A fauna e flora do trilho das zonas húmidas vão ao encontro de todo o tema da área. Orquídeos e bromélias e até as plantas carnívoros coexistem com os frágeis anfíbios, tão ameaçados nos tempos que correm.
O Zoo de Lagos, sempre preocupado com a sensibilização do público em relação à protecção da Natureza, também neste espaço colocou informação relativa aos anfíbios de Portugal e às problemáticas ambientais relacionadas com estas Zonas.
Inaugurado em Novembro de 2000, o Parque Zoológico de Lagos conta com 140 espécies de animais e 200 espécies botânicas dos cinco continentes, num espaço de comunhão com a natureza.