Crocodilos do Zoo têm ADN genuíno


Os três crocodilos anões que chegaram ao Zoo de Lagos, no final do mês de Março, já eram muito especiais por serem os únicos representantes da espécie em Portugal. Agora ficámos a saber que, os três animais, são ainda mais especiais e no Mundo inteiro, pois têm uma composição sanguínea que lhes confere um grau de pureza a 100% da espécie “ogooué”.
Estas revelações são feitas depois de concluído um estudo que o Zoo de Fuengirola, em Espanha, de onde vieram os três crocodilos, estava a fazer para estudar o ADN dos mesmos. Esse estudo indica que se tratam de três crocodilos “puros” da espécie africana “ogooué”.
Neste momento o coordenador do livro de estudos de espécies solicitou ao Zoo de Lagos que faça uma transferência de um dos machos para que acasale com uma fêmea da espécie num outro parque, para que a pureza do sangue se mantenha viva e se reproduza. Em troca o Zoo de Lagos irá receber uma fêmea de crocodilo para, também assim, contribuir para a reprodução da espécie e cativeiro.
Mais uma vez o Zoo de Lagos está na linha da frente da preservação das espécies, e mais uma vez toda a equipa se sente honrada por ter ao seu cuidado três exemplares puros de crocodilo anão, e também de vir a ser parceiro importante neste projecto que irá manter bem viva esta espécie rara de réptil.