TARTARUGAS TERRESTES COM NOVO LAR

Tartarugas Terrestres compradas por privados encontram nova casa no Zoo de Lagos
Foram compradas legalmente, em Espanha, por um casal inglês a residir no Algarve. Mas agora ficaram sem os donos, pois os cidadãos britânicos resolveram regressar ao país de origem e tiveram de entregar as duas tartarugas terrestres à associação ambientalista “A Rocha”. Esta entidade contactou o Zoo de Lagos, que acolheu os dois animais. Um casal de tartarugas terrestres com mais de vinte quilos cada. Agora estão instaladas juntamente com mais dois casais que vivem no zoo há alguns anos. Ao todo são agora seis os representantes desta espécie de tartarugas.
De nome científico Geochelone sulcata, a tartarugas terrestres têm o seu habitat natural no Senegal, na Mauritânia, no Sudão, Etiópia, Eritreia e até Mali, ou seja, vivem em ambientes quentes, desde áreas desérticas à savana seca. São herbívoras.
Em cativeiro alimentam-se de ervas, alface e outros legumes. Medem entre 35 a 50 cm, e vivem entre os 80 e os 90 anos. A sua população no selvagem tem vindo a diminuir devido à urbanização e à ocupação de terrenos para pastoreio de gado.
Agora encontram-se em segurança e junto de outros indivíduos da mesma espécie. O Zoo de Lagos é agora a sua nova casa.