IMPRENSA

NOTA DE IMPRENSA
PRESS RELEASE

O Dia da Mãe também vai ser especial no Zoo de Lagos.


A pensar nos bons momentos entre mães e filhos, no dia 1 de Maio, domingo, data em que se assinala o Dia da Mãe oferecemos a entrada a todas as mães que se fizerem acompanhar dos seus filhos com idades para pagar entrada.

Certamente este será um dia inesquecível para toda a família, mais ainda se parte dele for passado a visitar as nossas mais de 150 espécies animais.
NOTA DE IMPRENSA

PRESS RELEASE





Crias de Morcego no Zoo de Lagos




Três fêmeas das "raposas voadoras" têm crias



Chegaram no verão, e já se reproduziram, três das dez fêmeas de morcego, ou como são conhecidos "raposas voadoras", já têm as suas crias. Nasceram há cerca de uma semana. O Zoo de Lagos é o único parque em Portugal que tem esta espécie que, em menos de um ano de chegada, já se reproduziu.
Um morcego recém-nascido agarra-se à pele da mãe e é transportado. Normalmente cada fêmea tem apenas uma cria. Os morcegos formam colónias ou berçários, e as fêmeas que dão à luz juntam-se todas no mesmo local. A gestação dura cerca de dois meses no caso das raposas voadoras, pois são morcegos frugívuros (alimentam-se de frutas e néctar). A maioria tem apenas uma cria por gestação e entre uma a duas gestações por ano.
Embora a habilidade de voar seja congénita, imediatamente após o nascimento as asas ainda são pequenas demais para voar. Os jovens morcegos tornam-se independentes entre as seis a oito semanas.
Estes animais, dez machos e dez fêmeas, estavam no Bioparque Doué de la Fontaine, em França. Chegaram ao Zoo de Lagos em Agosto e estão instalados no "walking through" asiático, um corredor criado com o ambiente apropriado para a espécie e onde também é possível conhecer espécies botânicas únicas.
















NOTA DE IMPRENSA

PRESS RELEASE

Há 11 anos de conservação da Natureza

Mais de 300 espécies para ver de perto

O 11º aniversário do Zoo de Lagos está a chegar. Dia 16 de Novembro comemoramos a data em que tudo começou.

Tina, uma fêmea de Gibão Comum, foi a primeira a chegar às instalações do Zoo de Lagos. Faz parte da nossa grande família de primatas. Passado um mês, foi a vez de Donald, o macho, chegar e, assim, começou a constituição desta família de Gibões que já teve três crias nas nossas instalações. O primeiro a nascer foi o Tobias, que, por ter atingido a idade adulta, foi transferido para o Zoo de Bubalco, na Argentina, muito perto da Patagónia, para constituir aí a sua própria família. Depois do Tobias, nasceu o Lagos que ainda está com os pais e o último nascimento nesta família foi o da Charruínha, uma fêmea.

Devido à forma como se deslocam, por braqueação, e pelo seu comportamento muito activo esta família de Gibões faz as delícias dos visitantes que passam muito tempo a observar os seus comportamentos elaborados.
Ao longo destes 11 anos muitas mais espécies chegaram ao Zoo de Lagos. Neste momento são mais de trezentas. Há dez espécies de répteis, cinquenta e seis mamíferos. Setenta e quatro espécies de aves e cerca de duzentas espécies botânicas, algumas plantas únicas no nosso país.

Os últimos animais a chegar ao Zoo foram as raposas voadoras ou morcegos da Tailândia. São dez casais transferidos do Zoo de Doué de la Fontaine. A chegada destes animais ao Zoo de Lagos também contribuiu para um projecto de conservação em Madagáscar. O Zoo de Lagos entregou € 4000 (quatro mil euros) à Fundação desse Zoo em troca dos morcegos e esse montante vai ser canalizado para um projecto de conservação desenvolvido pelo Zoo de Madagáscar.
A taxa de sucesso de reprodução é elevada no Zoo de Lagos. Todas as espécies que têm casais aumentam todos os anos o número de elementos. O especial destaque vai para as aves, espécies com elevado risco de extinção no habitat natural, e que desde que chegaram às instalações do Zoo se reproduzem. Calaus, Araras, Ibis Escarlate, Pombos Coroados, Capivaras são alguns dos exemplos.

Ao longo deste 11 anos, muitos acontecimentos e momentos fazem-nos sentir orgulhosos e com muita determinação para continuar esta missão que é a da conservação da Natureza, ao mesmo tempo que educamos e sensibilizamos os nossos visitantes para as fragilidades das espécies animais.

NOTA DE IMPRENSA

PRESS RELEASE



Chimpanzé Lucas novo membro da família Zoo de Lagos

Macho vai juntar-se a duas fêmeas

Chega já amanhã (sábado) mais um membro para a família de chimpanzés. Kika e Loulou vão ter agora a companhia de um macho, o Lucas.

Este chimpanzé estava num parque da localidade Telde, em Las Palmas nas ilhas Canárias, Espanha. Antes tinha sido apreendido a um traficante.

Este macho tinha umas instalações muito precárias e devido aos maus tratos de que fora vítima no passado revelava comportamentos agressivos, e que estavam a ser nocivos para a sua vida. Depois foi resgatado e esteve em Madrid, no Centro de Conservação de Primatas Rainfer. Agora foi transferido para o Zoo de Lagos onde vai viver o resto da sua vida na companhia das duas fêmeas, que o zoo resgatou de uma vida sem condições. Estavam na rouloute de um circo, quase ao abandono.

Kika e Loulou viviam num espaço muito reduzido e sem condições. Os seus comportamentos já estavam altamente humanizados, mas agora já voltaram a ter comportamentos normais para a espécie. E vivem felizes nas instalações do Zoo de Lagos, onde voltaram a ter contacto com a natureza.

Para que tudo ficasse perfeito só lhes faltava a companhia de um macho, que fica agora colmatada com a chegada de Lucas.

Segue portanto um processo de adaptação. Lucas vai ficar para já, cerca de duas semanas, no interior da instalação, para se habituar à presença das novas companheiras, e vice-versa. O chimpanzé macho só sairá para o exterior, onde o público o poderá ver, quando todo o processo de familiarização estiver concluído.

A equipa do Zoo aguarda com expectativa a chegada de mais um primata. E uma vez que se trata de um macho, já estão a ser feitos

planos para que,no futuro,Lucas possa contribuir para o aumento da

família de chimpanzés. Pois a reprodução de espécies em risco é uma das missões do nosso parque.

Quando Lucas estiver preparado para frequentar o exterior da instalação, ao lado das duas fêmeas, todos os órgãos de comunicação social serão informados para, se assim o entenderem, acompanhar o momento da saída.



NOTA DE IMPRENSA

PRESS RELEASE

Zoo de Lagos também é arte



A réplica da estátua "O Pensador" de Auguste Rodin que está no Zoo de Lagos vai ganhar nova cor. O pintor António Alonso vai trabalhar na estátua dando-lhe o seu toque pessoal, deixando a sua marca artística, caracterizada pelas cores fortes, que trouxe de África, onde nasceu. A estátua tem a figura de um homem em momento de grande concentração.

Para além da missão de educação e preservação ambiental, o Zoo de Lagos é também arte envolvida na Natureza.

Sobre o artista:

António Alonso nasceu no Dalatando, Kuanza Norte, em Angola, em 1960. Reside e trabalha em Barão de São João, Lagos.

Como refere na sua página na internet de "África trouxe os aromas da terra e as cores dos frutos". A pintura entrou na vida do artista em 1978. Já expôs na galeria "Novo Século" em Lisboa, e pintou também morais para uma galeria em Tóquio.

Mais informação em www.antonioalonso.org





NOTA DE IMPRENSA

PRESS RELEASE

Calaus de Casco Negro começam reprodução

Macho já está a selar o ninho onde a fêmea vai ficar 4 meses

Chegaram em Novembro do ano passado e em tão poucos meses já estão a fazer o ninho. Referimo-nos aos calaus de casco negro. Foram transferidos do Parque Ornitológico de Louzada para o Zoo de Lagos e em apenas nove meses começaram o seu processo de reprodução.

O macho começou a construir o ninho e a fêmea já está no interior. Entre este Domingo e Segunda-feira (dias 7 e 8 Agosto) a ave já não vai sair do ninho. Permanecerá lá durante 4 meses, o tempo necessário para fazer a incubação e para que as crias depois estejam prontas para voar.

No ninho ficará um pequeno orifício por onde o macho de Calau da Casco Negro vai fazer passar os alimentos necessários à companheira, neste caso muitas frutas. Este comportamento de construção e selagem do ninho é muito importante. Representa uma grande vitória e orgulho para o Zoo de Lagos que prova, mais uma vez, ter todas as condições necessárias para que estas, e outras espécies, se reproduzam com sucesso em cativeiro.

Os calaus estão severamente ameaçados devido à destruição das florestas. No final do ano contamos conhecer as novas crias de Calaus de Casco Negro.

NOTA DE IMPRENSA








PRESS RELEASE
Agosto doce e gelado no Zoo de Lagos
Macacos Capuchinho refrescam-se em Agosto com gelados de fruta
São muito habilidosos, partem nozes e outros frutos secos com perícia. Fazem de pedras e paus ferramentas para conseguirem obter o tão desejado alimento, como o sumo dos cocos.
Agora em Agosto, para tornar o Verão mais fresco, os Macacos Capuchinho, vão ter gelados de fruta todos os dias. Como são muito curiosos e recorrem a tudo para utilizar como ferramenta - têm comportamentos muito semelhantes aos dos Chimpanzés - os Capuchinho vão integrar este programa de enriquecimento comportamental para que desenvolvam ainda mais capacidades na busca por alimento.
Assim todos os dias de Agosto, sempre às 12h30m serão distribuídos gelados de fruta. O público poderá assistir e ver assim de perto como estes animais conseguem atingir um objectivo.
O Zoo de Lagos é o parque que tem dos maiores grupos desta espécie em Zoos Europeus, com 2 crias neste momento. Esta é uma espécie alvo de estudos visto também ser a única espécie de primatas do Novo Mundo com a capacidade de utilizar ferramentas tal como os chimpanzés.




NOTA DE IMPRENSA
PRESS RELEASE
Cavalo mais pequeno do Mundo chega ao Zoo de Lagos
Zoo tem exemplar de espécie rara de cavalo
O Alie já está no Zoo de Lagos. Trata-se de um cavalo anão, não é um pónei, mas sim um exemplar de uma espécie rara de cavalo, o mais pequeno do Mundo. O cavalo da espécie Falabella, está a viver na Quinta do Zoo, à espera que chegue mais um macho e uma fêmea da Holanda.
O Alie tem 3 anos e mede 70cm de altura.
Sobre a espécie Falabella:
Não é um pónei mas sim um cavalo anão. São animais calmos e dóceis. O seu primeiro criador, Jukio Falabella, da Argentina, fez um cruzamento entre raças – um Puro Sangue, pequeno, e póneis Shetland- conseguindo exemplares que estão hoje espalhados por todo o Mundo, mas são muito raros. Têm uma estrutura delgada e pernas finas.

NOTA DE IMPRENSA
PRESS RELEASE

 ZOO DE LAGOS RECEBE ESPÉCIE DE MORCEGOS ÚNICA EM PORTUGAL

RAPOSA VOADORA, ZOO DE LAGOS É ÚNICO PARQUE COM ESTES MORCEGOS

A partir de segunda-feira, dia 25 de Julho, o Zoo de Lagos apresenta ao público uma espécie de morcegos, única em Portugal. Carinhosamente apelidados de Raposas Voadoras, estes animais têm como nome cien
tifíco : Pteropus Lylei.


São dez machos e dez fêmeas, que viajaram do Bioparque Doué de La Fontaine, em França. Vão ficar instalados no "walking through" asiático, um corredor criado com o ambiente apropriado para a espécie e onde também é possível conhecer espécies botânicas únicas. Ao ficarem neste espaço as raposas voadoras vão estar em contacto directo com o público.

Estes morcegos são frugívoros, ou seja, alimentam-se apenas de néctar e fruta.

Este ano comemora-se o ano do morcego e para desmistificar as ideias, negativas, criadas à volta da espécie, foram criados horários fixos de visita onde irá estar um elemento do Zoo para falar de morcegos.



NOTA DE IMPRENSA
PRESS RELEASE

Zoo de Lagos liga restaurante ao Parque





















Restaurante "Cangalho" com nova dinâmica e decoração






















As transformações no Zoo de Lagos estão sempre a acontecer, desta vez fizemos remodelações no espaço físico e alargámos a dinâmica. A partir de sábado, dia 16 de Julho, o nosso restaurante "Cangalho" transfere-se, durante o dia, para o interior do Zoo. Foi aberta uma entrada no nosso jardim de eventos que liga agora o espaço de restauração ao parque. Haverá inclusive uma ementa para o dia e outra para a noite.






A decoração também muda, consoante esteja Sol ou Lua no céu. De dia há imagens de animais a decorar as paredes, à noite essas mesmas imagens transformam-se em retratos da nossa traição tão portuguesa (a preto e branco).

O jardim de eventos está também mais acolhedor e intimista.








Na segunda quinzena de Julho, e, durante Agosto vamos fazer noites temáticas aos sábados.
Junto ao Restaurante abrimos outro espaço, " Coisas e Loisas", onde os clientes poderão adquirir desde os licores e produtos típicos do Algarve até ao artesanato e outros produtos do Mundo.




 







Uma aposta na diferença sem nunca esquecer a nossa missão:
"Conservação da Natureza!"

























NOTA DE IMPRENSA
PRESS RELEASE


ZOO DE LAGOS CONTA COM NOVOS HABITANTES
MAIS DE 60 NASCIMENTOS DESDE JANEIRO DE 2011
A família do Zoo de Lagos não pára de crescer. E a prová-lo estão os nascimentos que já registamos este ano. Mais de sessenta animais nasceram desde Janeiro, até agora.
São eles:

1 Veado Muntjac

3 Araras azuis e amarela

3 Mutum grande

3 porco espinho

2 calaus de faces prateadas

1 calau trompeteiro

12 ibis sagrados

10 cabrinhas anãs

1 burro marroquino

1 zebu anão

5 perus ocelados

2 turacos de faces brancas

2 turacos persas

1 calau deckeni

5 ibis escarlate

2 papagaios cinzentos

1 pombo coroado

3 macaco capuchinho

2 lemur vermelho
2 lebres da patagonia,

1 cabra angorá

E muitos patos de várias raças.
Todos estes nascimentos provam mais uma vez que o espaço do Zoo de Lagos é uma "boa casa" para todas estas espécies.

























NOTA DE IMPRENSA

PRESS RELEASE
Dia 11 de Dezembro de 2010, chegou ao Zoo um macho de Vicunha (Vicugna vicugna). Será o único exemplar da espécie em Portugal.
Vem do Zoo de Zlin, na República Checa, ao abrigo dos EEP’s, Programas de Conservação em cativeiro para espécies em via de extinção.
A Vicunha é um camelídeo, dos mais ameaçados, sendo a espécie selvagem aparentada do guanaço que foi domesticado, juntamente com o Lama, de forma a ajudar as populações do Chile , Perú e Bolívia. De porte mais pequeno que os seus parentes, a Vicunha esteve perto da extinção devido à caça e exploração abusiva de lã, uma vez que a sua pelagem tem melhor qualidade entre os camelídeos.
Vivem até aos 20 anos e ao contrário das espécies pertencentes à família dos camelos, as vicunhas necessitam de ingerir água todos os dias.
A instalação deste novo habitante do Zoo de Lagos já está pronta para o receber e a sua chegada será como que uma prenda de Natal antecipada para o parque e para todos os visitantes. Esperamos que em breve chegue uma fêmea de Vicunha para que possa haver reprodução da espécie.


























NOTA DE IMPRENSA

PRESS RELEASE
   Zoo de Lagos aposta em energias renováveis
  25 mil euros para instalação de painéis 
fotovoltaicos

Numa altura em que a notícia do dia é a crise, os despedimentos e o desinvestimento económico. O Zoo de Lagos decide fazer diferente, e ciente do seu dever na promoção e dinamização dos bons valores ambientais e da protecção e conservação da Natureza, decidiu contribuir para a redução das emissões de CO2 para atmosfera, através da utilização de sistemas de energias renováveis.

Num investimento de 25 mil euros, em colaboração com a empresa J. F. Vilhena – Material Eléctrico, Lda, apostamos este mês num projecto de implementação de uma unidade de micro-produção de energia eléctrica e de um solar térmico para aquecimento de águas sanitárias, sistemas que irão proporcionar a redução de várias toneladas de CO2 para a atmosfera.



























A unidade de Microgeração é constituída por 18 painéis de 230W cada um, e, para além destes painéis, vai ser instalado um painel solar térmico com 2m2 de área de captação. O sistema fotovoltaico vai ocupar uma área de 50m2 e o sistema térmico 5m2.
Toda a energia que é produzida é vendida e pode alimentar a zona onde vai ser instalada. Por mês durante os primeiros 8 anos vamos reduzir 200 euros (duzentos) na factura eléctrica.
Reduzir nas nossas despesas e ao mesmo tempo ajudar a redução de Co2 fizeram deste investimento de 25 mil euros uma aposta prioritária para a nossa empresa.

http://www.greensavers.pt/2011/04/13/zoo-de-lagos-investe-em-energias-renovaveis-e-reduz-factura-mensal-em-200-euros/


























NOTA DE IMPRENSA
PRESS RELEASE



O director do Zoo de Lagos recebeu, no passado dia 28 de Fevereiro de 2011, um louvor da Câmara Municipal de Lagos.


Este louvor foi atribuído pelo trabalho que Paulo Figueiras, e toda a sua equipa, têm desenvolvido na salvaguarda das espécies e pela importância na educação que têm desenvolvido no campo da biodiversidade.

O reconhecimento de toda a comunidade de Lagos deixa, o Zoo de Lagos, orgulhoso e com ainda mais vontade de continuar esta missão que é contribuir para a preservação de espécies em risco e para a reprodução das mesmas.



























NOTA DE IMPRENSA

A juntar à missão de preservação da Natureza e educação ambiental. O Zoo de Lagos honra-se de também ser um espaço solidário. Como tal temos à disposição dos nossos visitantes, na nossa loja, as bonecas "Congolinas". São brinquedos feitos à mão por mulheres e crianças da República do Congo, através do projecto COOPERA.

O COOPERA está a desenvolver uma missão no Lwiro, onde desenvolve um projecto de solidariedade de ajuda humanitária e também de conservação e protecção de primatas.

O valor da venda das "Congolinas" reverterá a favor do COOPERA para que continue a ter meios monetários para manter viva a sua acção solidária para com os povos mais necessitados.


PRESS RELEASE

Festa com Recepcionistas e vendedores
Cerca de 200 pessoas conheceram ao pormenor o Zoo de Lagos.
Cerca de duas centenas de recepcionistas e vendedores de entradas do Algarve visitaram
no Zoo de Lagos, num evento cujo o objetivo foi aproximar estas pessoas do Parque.
Esta acção pretende motivar estas pessoas para que de futuro, quer nas recepções onde
trabalham, quer nos pontos de venda, possam recomendar o Zoo de Lagos aos seus clientes,
com maior motivação.
Será feita uma apresentação pormenorizada do espaço através de visita guiada. Estas duas
centenas de pessoas vão ficar a conhecer de perto mais de 150 espécies animais e outras
tantas de plantas. Em destaque irão estar as novidades de 2011, como por exemplo os animais
que chegaram nas últimas semanas ao parque. Em foco estará também o esclarecimento do
papel que o Zoo de Lagos tem como espaço de lazer mas, mais importante ainda, a missão na
Conservação da Natureza.
Pelas 17horas o Zoo de Lagos vai oferecer um cocktail no nosso jardim de eventos, será um
momento de confraternização e interacção entre os convidados e todo o nosso staff.
Durante esta visita será também apresentado o novo serviço de transfers. A começar em
Maio, serão disponibilizadas carrinhas que irão transportar os visitantes desde o local onde
estão instalados até à porta do Parque.
Com este evento o Zoo de Lagos pretende dar-se a conhecer como equipamento importante
para a economia de Lagos e também de toda a região do Algarve. Completámos 10 anos e o
número de visitantes tem vindo a aumentar, no entanto, queremos uma “reentré” que
marque a diferença, para que o Zoo de Lagos seja também um dos espaços mais referenciados
por parte de quem vende entradas para parques zoológicos como o nosso. Só com uma
aproximação assim, e tendo conhecimento de tudo o que se faz, é possível vender um produto
com convicção.